Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Acabou a época do Imposto de Renda e Agora?

Acabou o Imposto de Renda, ou pelo menos o período de declaração do Imposto de Renda , ainda tenho providências a tomar? Sim, claro. Tem os backups dos dados, eventualmente algumas declarações deverão ser revistas e reenviadas por que falta algo ou porque estavam erradas e também checar mais adiante se tem alguma restituição. E para os nossos clientes IR tem algumas outros procedimentos para deixar tudo pronto para começar a declaração do ano seguinte, afinal nós esperamos que não acabe de verdade, mas que renovemos a cada ano nossa declaração ou milhares delas de cada ano.

Acabou o Imposto de Renda e Agora?

Atualizar ou Instalar o IR para versão LIB

Recomendamos instalar ou atualizar a versão LIB do ano corrente do IR porque, além de conter todas as alterações anteriores, não exigirá mais liberação da senha em uma nova instalação, permitindo que qualquer usuário possa usufruir dos benefícios do programa.

Importar o Número das Declarações Entregues

Para facilitar o uso do programa no próximo anos, agora que acabou o imposto de renda, não esqueça de importar o número do recibo das declarações entregues. Para isso vá em: Declaração/importação/Buscar de programas da Receita /Nro. Recibo (2019) onde o ano entre parenteses representa o ano da declaração

.
Coloque na pasta de origem:
c:\Arquivos de programas RFB\irpf2019\transmitidas.

Na pasta IR/AAR2019 coloque onde estão as suas declarações. Existindo várias pastas coloque nesse campo, a primeira pasta da sua lista. O programa irá procurar o contribuinte em todas elas.

Fazer o Backup dos Dados

Backup é obrigatório em qualquer situação, e backup bom tem que ter mais que uma cópia e em mais que um lugar, coloque um num pendrive, no HD externo e pelo menos um na nuvem, se puder ter um no escritório e outro em casa é ideal. Faça uma cópia compactada de todos os diretórios de dados do IR2019 num “Pen drive” e depois, salvar na nuvem, com algum dos dispositivos existentes, como o Drop Box, Google Drive entre outros ou mesmo mandando esse arquivo para o seu e-mail. Mesmo que seu sistema de segurança da rede tenha sempre mantido um espelho do seu HD, é bom ter uma segurança extra, porque se há uma problema no disco como vírus, ele se espalha para o disco espelhado.

Fazer o mesmo com os dados do programa da receita. Os dados que devem ser salvos estão contidos na pasta c:\Arquivos de programas RFB\irpf2019\transmitidas.
Lembre-se que além do programa da receita fazer essa cópia, o IR2019 também faz essa cópia.

Facilitar a declaração do IR do ano que vem

Você pode adiantar a declaração do IR do ano utilizando o SLC 2.0 que permite que sejam feitos o livro caixa de profissionais liberais e de proprietários de imóveis rurais, agronegócios, assim como pagar corretamente os DARFs mensais devidos.

Verificar se há restituições disponíveis

Você pode verificar se há restituições disponíveis no seguinte endereço no site da Receita Federal usando o número do CPF do contribuinte.

Declaração Reparadora ou atrasada com multa

Você pode entregar uma declaração com atraso, mas terá multa por atraso na entrega é de 1% ao mês (ou fração de atraso) sobre o valor do imposto a pagar, limitada a 20% do IR devido ou pagar a multa mínima de R$ 165,74 .

Se você errou em algo da declaração, pode fazer uma declaração reparadora.

Mandar Sugestões

Se você tem alguma sugestão para o nosso programa ficaremos felizes em receber suas sugestões e analisa-las. Se elas foram viáveis serão implementadas na próxima versão.

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2020 1.061 até está disponível para download

A versão do IR2020 1.061 de 17/06/2020 está disponível para realizar as declarações de 2020 Estamos liberando a versão 1.06 do IR2020 Novidade da versão 1.06 Na versão atual do programa 1.06,  ocorreu um problema com a tecla Tab para mudar da tela “Apuração do resultado” para a tela “Movimentação Rebanho”. Esse problema foi resolvido [...]

Read More

Avisos e recomendações de última hora IR2020

Nos últimos dias do prazo da Declaração do IR2020 que se encerra no dia 30/06 próximo,  queremos chamar a atenção dos usuários para certos detalhes do programa e também sobre a última atualização. Atualização não documentada afeta o AAR Nesta quinta (11/06/2020)  colocamos uma versão nova sem mudar os dados da versão, que foi lançado [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *