Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Despedida do IR2020

Despedida do IR2020,  É, depois dessa longa e diferenciada temporada do IR2020, estamos aqui para agradecer a todos vocês mais um ano dessa nossa parceria. Aos novos amigos esperamos que tenham gostado de trabalhar com o programado IR.

E a todos fica nossa solidariedade aos amigos que ficaram doentes, aos que ainda estão em quarentena, aos que enfrentam o trabalho com todas as medidas de segurança possíveis. E fica também, e, infelizmente, às famílias e aos colegas daqueles que já não estão mais entre nós, e dos quais, sentiremos sua falta.

Mas a despedida também tem o objetivo de terminar este ano e arrumar as coisas para outro, afinal 2021 já está ai, então aqui vão os itens importantes para se despedir do IR2020 com estilo:

Versão IR2021 Free até 06/01/2021

E aproveitando, convidamos você para fazer uso do IR2021, à partir de agora se você quiser. A versão IR2021 Free está disponível para quem desejar iniciar conosco e adiantar as declarações de 2021. Com ele estará disponível a possibilidade de fazer ganho de capital,carnê Leão, livro caixa da pessoa física ou LCDPR durante o ano e passar as informações na cópia definitiva do ano de 2021.

Você pode se informar sobre qualquer atualização do IR usando esta página.

Se quiser pegar a nova versão ou mesmo atualizar a versão 2020, que ainda pode ter alguma atualização ou agora que está com a versão Lib que você pode instalar onde quiser e usar em qualquer lugar, use nossa página de download

Como juntar os dados do Home Office

  1. Com a pandemia muitos escritórios trabalharam em “Home Office”. Devido a velocidade da internet,que nessa época,com o aumento da demanda, ficou mais lenta,houve a necessidade de trabalhar localmente, sem a rede. Com isso pode acontecer dos dados do escritório central ficar desatualizado. Seguem abaixo as instruções para a unificação esses dados.

a) Para quem usa uma pasta só.

IR2020 usando Pasta Única

 

 

 
Figura 1 – Fazendo cópia de uma pasta

A letra D: nesse exemplo é de um HD externo e poderia ser o pen-drive. Sempre crie uma pasta.

b) Para quem trabalha com mais de uma pasta.

IR 2020 selecionando Drive

 

 

Figura 2 – Fazendo cópias de várias pastas.

 
Figura 3 – Lista de pastas de trabalho

O programa irá criar as pastas e copiar os dados para o HD externo ou Pen-drive de todas as pastas existentes na sua lista de pastas. Nesse exemplo serão copiadas as quatro pastas existentes.

Com esses dados levado para o local onde irá unificar as bases de dados deve-se tomar as seguintes providências:Transferir a(s)pasta(s)para dentro de uma pasta intermediaria no computador principal. Isso pode ser feito pelo programa ou quem tiver mais domínio com o computador fazer manualmente.

Exemplo: Criando pelo programa. Dentro da pasta IR2020 foi criado uma pasta chamada HOMEOFF e em seguida criada dentro dela a IR2020. É o modo de se criar as pastas, pois 3 níveis de pasta criados direto pode ocasionar erro.

Figura 4 – Criando as pastas intermediárias.

Após isso vá em transferir declarações

 

 

Em seguida serão feitas quatro perguntas:

 

 

 

 

Aviso

 

 

 

 

 

 

 

Figura 9 – Escolhendo o modo de copiar.

A opção1 – “Adiciona os dados”. Essa deve ser usada apenas para casos especiais quando dados digitados em uma determinada declaração devem ser acrescentados em outra. Usando essa opção fora dessa situação pode ocorrer a dobra dos dados existentes.

A opção 2–“Substitui os dados”. Quando o programa acha o mesmo CPF apaga os dados digitados antes de copiar.Essa deve ser a opção a ser usada.

A opção 3 –“Salta o CPF”. Essa opção só copiará os CPF da pasta origem que não existirem na pasta destino. Sempre lembrar de reindexar os dados após a transferência, pois a cópia não traz junto os índices.

Desse modo terão os dados no computador do “Home office”também no computador principal. Agora se poderá transferir para a pasta principal as declarações que estiverem trabalhadas separadamente.

 

Usando o acesso ao E-cac para gerar o código de acesso.

Figura 10 – Tecle Ctrl Enter em cima do campo Senha vazio ou com a data de validade vencida.

 

 

 

 

 

 

 

Digite o código e avançar. Será pedido os dados informados mostrados na figura 12 acima.

Acessando o E-cac diretamente.Tendo a senha preenchida digite Ctrl Enter.

 

 

 

 

Figura 14–Basta clicar em Avançar para acessar o E-cac

CONSULTA A RESTITUIÇÃO

Na tela de seleção do contribuinte digite F5–Corr(correção). Nessa tela aparecerá os contribuintes que tem ou pagamentos ou restituição.Nos contribuintes que tiver restituição digite Ctrl Enter e será aberta a tela para a consulta.

Figura 17 – Tela para consulta da restituição.

 

 

 

 

Backups

E, na Despedida do IR2020, não se esqueça dos backups!!!

Não esqueça dados podem ser perdidos, roubados, destruídos e quanto mais cópias e quanto mais espalhados eles estiverem, mais seguros eles estão.

 

 

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2021 Free está disponível para download

A versão do IR2021 Free de 23/07/2020 está disponível para realizar as declarações de 2020 Estamos liberando a versão 1.06 do IR2020 Novidade da versão 1.06 Na versão atual do programa 1.06,  ocorreu um problema com a tecla Tab para mudar da tela “Apuração do resultado” para a tela “Movimentação Rebanho”. Esse problema foi resolvido [...]

Read More

Avisos e recomendações de última hora IR2020

Quando chega o prazo da Declaração do IR2020 (30/06/2020) ,  queremos falar de alguns aviso e recomendações de última hora do programa e também sobre a última atualização. Atualização não documentada afeta o AAR Nesta quinta (11/06/2020)  colocamos uma versão nova sem mudar os dados da versão, que foi lançado no dia 05/06, o IRF2020 [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *