Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Problemas com sites, domínios e hospedagens

Problemas com sites, domínios e hospedagens (de sites) são mais comuns do que parece. Este artigo vai esclarecer basicamente como funcionam os domínios e hospedagens e outros itens que devem ser gerenciados pelos donos das empresas, gerentes para que tudo funcione sem grandes percalços. Também fala sobre o que pode acontecer se não tomar alguns cuidados e procedimentos e o que fazer para evitar estes problemas. Vai te ajudar também a saber o que exigir do pessoal de TI (Tecnologia da Informação) ou de sua assessoria de informática.

Exceto os “escovadores de bits” da TI, quase todo mundo que conheço sabe muito pouco, ou mesmo nada sobre o registro de sites e quanto menos conhece mais fácil ter problemas com domínios, que falando assim muita gente é capaz de nem entender que o domínio e hospedagem e qual a diferença entre os dois. O domínio é o nome do site, aquele mesmo: o www.meusite.com.br e a hospedagem é onde fica armazenado o seu site. E para o pessoal não técnico é preciso saber que são contratados à parte, tem valores diferentes e podem ser contratados por meios completamente diferentes.

Definições Básicas

Domínio

O domínio ou direito de usar um determinado nome na internet como são os nossos www.santosaraujo.com.br ou o www.santosaraujoinformatica.com.br podem ser registrados no registro.br diretamente por qualquer pessoa ou empresa e esses nomes registrados passam a ser propriedades destas pessoas. Os valores das taxas são anuais.

Hospedagem

Vamos chamar aqui de hospedagem, mas poderia tecnicamente ser outra coisa, um servidor dedicado ou um servidor na nuvem, Mas basicamente e em 90% dos casos é um aluguel de um espaço num servidor numa hospedagem compartilhada tem valores mensais, mas pode ser contratada na maioria dos casos em trimestralidades, semestralidades e anuidades. Geralmente com tráfego ilimitado e uma certa quantidade de recursos como espaço em disco, número de e-mails e etc. No caso de serviços em nuvem geralmente é cobrado pelo tempo de uso do servidor, quantidade de usuários e recursos. Não excluindo o caso de você mesmo ter um servidor e hospedar suas próprias páginas, o que eu não aconselho por ser um trabalho excessivamente técnico e bastante complicado. Geralmente estes serviços são contratados em grandes hospedagens tais como Locaweb, KingHost, UolHost e outras.

Gerenciadores de Conteúdo e outros componentes

Ainda não falamos neles, mas são os CMS (Content Management Systems) ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, tais com WordPress, Joomla, Drupal e etc. Muitos dos sites que acessamos ou usamos tem um sistema ou componentes que usamos, que neste caso são usados pelos usuários para o dia-a-dia da empresa, como é o caso de escrever um post (artigo) como este ou usar um componente de bate-papo com os clientes, ou mesmo algum tipo de e-commerce.

Mas afinal o que pode acontecer??

O caos, seus sites e e-mails totalmente fora do ar, imagine seu site www.meusite.com.br não entra e todos os seus e-mails emails@meusite.com.br não funcionam. Para quem tem um bom site, bem posicionado e acessado e realmente usado por você para divulgar seus produtos, vender produtos e se comunicar com seu cliente, um site fora do ar, seus e-mails fora do ar, significam prazos perdidos, negócios perdidos. Um site com uma página com um texto em outra lingua, invadido. É prejuízo na certa e ainda um risco na imagem.

Seus sites invisíveis, e-mails impossíveis de ler e enviar

Qualquer problema na seu domínio pode torna-lo indisponível, isso mesmo o seu site www.meusite.com.br não entra e todos os seus e-mails emails@meusite.com.br não funcionam. Para quem tem um bom site, bem posicionado e acessado e realmente usado por você para divulgar seus produtos, vender produtos e se comunicar com seu cliente, um site fora do ar, seus e-mails fora do ar, significam prazos perdidos, negócios perdidos.

Com problemas no domínio seu site não entra mais e você não consegue receber seus e-mails. Porque? Porque o seu nome (domínio) aponta para um número que representa seu computador, seu servidor, seu endereço no serviço de hospedagem, se ele não funcionar por qualquer motivo, ele não aponta mais para o lugar e nada chega onde deveria.

Sites impossíveis de ver, acessar ou modificar

É claro que se sua hospedagem tiver problemas, também terá o mesmo problemas, nada vai funcionar referente a tudo o que estiver hospedado na sua hospedagem. Sites e e-mails fora do ar.

Problemas com CMS´s

CMS´s podem travar, não entrar mais e componentes podem parar de funcionar por várias razões.

 

Alguns Casos de problemas que já vimos acontecer

Problema com o pessoal do site sumir ou ignorar suas demandas

Esse é o problema mais comum enfrentado por nossos clientes, amigos e pelas pessoas que nos consultam. Abrir uma agência de publicidade ou um estúdio de webdesign é fácil, mante-la é outra completamente diferente, então há muitas empresas que montam sites com diversas tecnologias e depois de algum tempo você não consegue achar mais ninguém daquela empresa.

No começo do ano tivemos uma demanda solicitando recuperar senhas de serviços de hospedagem e transferências de domínios de uma determinada pessoa, simplesmente por que ele não fazia o que deveria ser feito, ignorava os pedidos, desmarcava as reuniões. E descobrimos que era impossível transferir uma hospedagem de um usuário para outro sem o consentimento do mesmo, pelo menos na empresa em questão.

Geralmente eles também possuem e trocam suas senhas e não lhes informam, dai você tem que mudar algo no site e não consegue, não possui mais as senhas para entrar no conteúdo, no site e as vezes não tem o poder sobre o domínio, ou seja, seu domínio foi cadastrado em nome de uma determinada pessoa da empresa contratada ou pelo webdesigner contratado, e como ele sumiu, você não consegue mudar nada. Não consegue acessar nada e até pode, por não saber, deixar de pagar taxas e hospedagens e ter seu site e e-mails totalmente fora do ar.

Problemas de invasão

Deixar cms´s e componente desatualizados e instalados ativos no seu site é quase como pedir para ser invadido. Assim como é imprescindível atualizar sistemas operacionais, softwares instalados na sua máquina, antivírus e demais programas instalados nas máquinas e servidores, é da mesma forma essencial atualizar tudo o que está instalado no seu site.

Isto acontece geralmente porque quem contrata a construção de um site, pensa só na construção e como não pensa em atualiza-lo e mante-lo, simplesmente esquece dele e o usa simplesmente como uma apresentação estática, só que sem manutenção a possibilidade de ter seu site com artigos que você não escreveu e com um conteúdo de um grupo revolucionário é bem grande.

 

Problema ao Ajustar um Site

Esse é talvez o mais fácil de acontecer e pode ter um final feliz ou não dependendo da competência da empresa contratada.

Na semana passada mesmo tinha um dos sites que administramos que não estava enviando e-mails dos formulários e ao verificar a solução era necessário modificar um programa do site e acrescentar umas linhas de código, só que o estagiário colocou no lugar errado e imediatamente o site inteiro, incluindo a administração do mesmo pararam de funcionar. Então ele precisou recorrer até o projetista e pedir para ver com ele a solução, que basicamente foi fazer uma restauração do backup daquele item e refaze-lo.

Problemas com Domínios e Senhas

 

 

Principais Causas de Problemas com sites, domínios e hospedagens

Causa número UM

O gestor da empresa, dono do domínio, por não entender nada de informática, sites e afins, não se envolveu em nenhum dos aspectos da gerencia do site e não possui os logins e as senhas de absolutamente nada. Então se o prestador de serviço tiver um problema qualquer e o cliente tiver uma emergência, não tem como fazer um plano B, nem que seja para criar um agora, dificulta muito.

Causa número DOIS

 

 

Soluções para Problemas com  sites, domínios e hospedagens

Conhecer as senhas

Contratar empresas e pessoal de TI competentes, éticos e isentos

Contratar um bom serviço de hospedagem

 

 

 

Se você não souber mexer neles adequadamente ou mesmo instala-los e deixa-los lá por anos, com certeza terá problemas com o decorrer do tempo. Seja por não funcionarem mais ou por uma invasão.

 

Quanto hospedagem, se não paga-la vão tirar seus sites e e-mails do ar da mesma forma. Se eu não tiver as senhas para entrar nela, se não tenho um suporte de informática capaz de lhe suprir suas necessidades e ue

 

 

Então se você não pagar a taxa de registro ele congela, e depois é excluído.

Mas o grande problema,e  que volta e meia acontece, são que para se ter um domínio precisa-se saber quais as senhas e a identificação do usuário que registrou o dominio. o domínio não pode ser mais acessado, porque quem deveria ter o login e senha para administrar o domínio não a tem mais, esqueceu, não tem mais o e-mail que gerenciava o domínio ou deixa a cargo de um terceiro que some e não trabalha mais com isso, ou pior, ainda deixa o domínio ser registrado no nome de um terceiro que de fato é o dono do seu domínio.

Vou tentar resumir aqui, e vamos falar somente de registros no Brasil, utilizando o registro.br, porque se formos estender o assunto por registros internacionais ou de terceiros, podemos escrever no mínimo um e-book inteiro sobre o assunto.

Com relação ao domínio tem algumas coisas que tem salvação e outras não. Você pode perder um domínio se não tiver cuidado. Se por exemplo registrar um domínio que lembre outro serviço registrado ou com o nome reconhecidamente pertencentes a outras marcas, por exemplo você pode registrar o nome de um site, domínio, como: jararacaclube.com.br se não estiver registrado, mas se colocar facedojararaca.com.br vai ter problemas. E se você deixar o nome de um site com um terceiro no nome dele e ele registrar no registros e patentes, pronto, você perdeu um nome importante, o nome do seu negócio.

Solução para problemas que já estão instaurados

Agora tem outros que há solução, se você perdeu seu login, sua senha, tem um representante que não te representa mais, você consegue com alguns documentos, uma assinatura reconhecida, recuperar sua identificação e etc.

Prevenção para não ter problemas

A melhor solução é sempre a prevenção. Ao fazer o registro se informar sobre o mesmo, afinal não é tão complicado assim.

Primeiro é preciso que você crie ID (identificações) de cada um dos envolvidos no registro de um domínio, para cada domínio pode-se colocar 4 pessoas físicas responsáveis por cada uma das tarefas do dominio: contato do titular, administração, cobrança e técnico.

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Receita atualiza normas para declaração do IR 2018

Receita atualiza normas para declaração do IR A Receita Federal publicou uma instrução normativa atualizando normas para declaração do imposto de Renda da Pessoa Física. Segundo o Fisco, a alteração tem como objetivo “unificar a legislação sobre o imposto e orientar o contribuinte com relação à interpretação que vem sendo adotada” A instrução não mudou [...]

Read More

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2018 Lib de 10/05/2018 disponível para download e IR2019 Free até 22/12

Estamos liberando a versão Lib do IR2018/AAR2018 com a transmissão dos  dados para o programa da receita e sem senhas. A versão do IR2019 Free de 02/05/2018 até 22/12/2018 também está disponível para download. Com o IR2019 na versão Free você já poderá usar e preparar as informações para a declaração de ajuste de 2019. [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *