Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Instalação sistemas ADV e COB – FAQ


Aqui o usuário dos softwares tem o como fazer instalações de sistemas ADV e COB da Santos Araujo Informática: ADV para Windows, COB para Windows, Eleito2004 (* somente esta versão), Atendimento e outros baseados em BDE/Paradox terão informações precisas de como proceder a instalação destes softwares em rede ou num único computador.

  • *O Eleito na sua versão 2007 em diante, atualmente 2016 usa banco de dados Firebird sem o uso de BDE.

A seguir a seqüência de instalação depenndendo da instalação ser feita individualmente ou em rede


FAQ Instalação COB x ADV (BDE)Instalação Individual
Instalação Individual

Instalação em Rede
Introdução
    Servidor Dedicado
Servidor Compartilhado
Estação de Trabalho
Configuração da Estação de Trabalho
Configuração do BDE

Se você ainda tiver dúvidas na instalação de nossos produtos, por favor utilize nosso suporte via formulário na WEB ou ligue (11) 3090-6790.

para cima

Instalação em um único computador (Instalação Individual)

Para instalar o software em uma sua máquina basta colocar o CD na unidade de CD-ROM e rodar o instalador do software que é INSTALACOBWIN.EXE. O programa de instalação se encarregará de pedir todas as informações necessárias para instalar o COB para Windows . Se você não sabe como rodar o programa de instalação clique aqui.

Para a instalação em um único computador deve-se utilizar as configurações padrão do sistema, escolhendo a opção de Instalação Completa.

Instalar - Tela 01 - Bem Vindo

Use os botões de avançar ou retroceder para avançar ou voltar em ítens da instalação

Para seguir adiante na instalação é necessário aceitar os termos da licença de uso do software, deixando a opção “Eu aceito os termos do Contrato” selecionado como na figura abaixo:

Instalar - Tela Contrato de Licença

 

A seguir é apresentado o Leia-Me, que apresenta informações básicas sobre a operação do software, como obter suporte, como instalar, configurar e registrar o software.

Instalar - Tela 03 - Leia Me

O próximo passo é configurar a Pasta onde o sistema será instalado, o usuário pode modificar os dados padrão da instalação, mas isto não é recomendável para uma instalação individual do software

Instalar - Tela 04 - Diretório

O mesmo ocorre com o Grupo de Programas, deixe o padrão.

No caso da instalação individual basta escolher a instalação completa e seguir até o fim da instalação do software.

Instalar - Tela 06 - Instalação Personalizada

Instalar - Tela 05 - Instalação Personalizada

 

Instalação do Software em Rede Local

A instalação do software em rede se divide em duas fases, a instalação do servidor, e a instalação das estações. A instalação do servidor pode ser uma instalação normal do software (Servidor Compartilhado) ou pode ser uma instalação dos dados do software (Servidor de Dados ou Servidor Dedicado), ou seja, quando se deseja rodar o software no servidor será necessário fazer uma instalação completa no servidor.

A seguir você poderá escolher entre instalar um Servidor Dedicado (máquina onde os dados estão concentrados e são gravados, com a finalidade exclusiva de manter os dados da empresa) , um Servidor Compartilhado (que além de guardar os dados da rede, roda o software e outras aplicações) e uma Estação (que não grava os dados nela mesma, mas roda o software).

para cima

Instalação do Servidor Dedicado

Para uma instalação em um Servidor Dedicado basta usar a instalação do software da mesma forma que na instalação individual, até o ponto de escolher o local dos dados e o tipo de instalação. Nós podemos ver isto na sequência:

Aqui deve-se escolher o endereço de instalação do software, que pode ser outro diretório como por exemplo: C:\COBWIN

Instalar - Tela 04 - Diretório

e escolher a opção Servidor Dedicado (Somente Dados)

 

Instalar - Tela 06 - Instalação Personalizada

O restante da instalação do Servidor Dedicado é normal, basta avançar e concluir a instalação

para cima

Instalação do Servidor Compartilhado

Para uma instalação em um Servidor Compartilhado você poderá optar por fazer uma instalação completa como na instalação inidividual (recomendável) e mudar as configurações da estação e o BDE após a instalação do software ou rodar a instalação duas vezes, na primeira sendo uma como Servidor Dedicado e outra como Estação de Trabalho e configurar a estação e o BDE.

para cima

Instalação da Estação de Trabalho

Para a instalação da Estação basta fazer uma instalação normal até o ponto de optar pelo tipo de instalação e escolher a opção Estação de Trabalho, este procedimento deve ser repetido para cada estação.

Instalar - Tela 06 - Instalação Personalizada

O restante da instalação do Servidor Dedicado é normal, basta avançar e concluir a instalação

para cima

Configuração das Estações e do Servidor Compartilhado

Após a instalação do software é preciso configurar os locais onde estão os dados. Ou seja n a instalação em Rede o usuário deverá ainda configurar o local dos dados e o diretório de rede no próprio programa COB para Windows quando entrar no programa e solicitado pelo mesmo ou diretamente no menu Ferramentas|Opções.

Abaixo mostramos a opção de Configuração de dados disponível a partir do menu do COB para Windows em Ferramentas|Opções

Configuração Localização dos Dados

 

Importantíssimo:
Os endereços dos local de rede e do diretório de rede (NETDIR) tem que ser obrigatoriamente idênticos em todas as máquin
as.

Nós recomendamos que seja usado o endereçamento universal, ou seja: \\Nome da Máquina\\Driver Compartilhado\Caminho dos Dados e o mesmo para o NETDIR

Após a configuração da estação saia do COB para Windows e proceda a Configuração do BDE

para cima

Configurar o BDE manualmente

Após a instalação completa do software você terá que usar o programa BDEADMIN.EXE em Arquivos de Programas\Borland\Common Files\Bde, em máquinas em Inglês pode ser Program Files em vez de Arquivos de Programas ou via Iniciar|Configurações|Painel de Controle e clique no icone do BDE Administrator como Administrador (use a conjuntção de tecla Shift+Botão da Direita do Mouse) para aparecer a opção de Executar como Administrador.

Selecionando o BDE no painel de controle

Clique na aba “Configuration”  na lista do painel da esquerda o item Configuration/Drivers/Native e escolher PARADOX

Vá para a aba Definition no painel à direita

Modifique o endereço do NET DIR para o endereço dos dados da rede. Este é o mesmo diretório que está no Diretório de Rede (NETDIR) da Configuração da Estação.

 

Configurando NETDIR do BDE
ATENÇÃO!!! ESTE DIRETÓRIO DEVE SER O MESMO EM TODAS AS ESTAÇÕES.

Depois disso feche a janela e o aplicativo perguntará se quer que todas as alterações sejam gravadas neste arquivo. Devemos confirmar clicando no botão Yes.

 

Confirmando salvar edições do arquivo de configuração do BDE

para cima

Como Rodar a Instalação

Instalação do Software no CD

  • Insira o CD na unidade de CD-ROM; b) clique no botao Iniciar da Barra de Tarefas e, em seguida, em Executar.
  • Digite D:\instalacobwin.exe (ou :\instalacobwin) e pressione a tecla ENTER (ou clique o mouse no botao OK).
  • Siga os passos solicitados no instalador.

Instalação do COB para Windows (Download):

  • Localize o arquivo do download do produto;
  • Verifique se o arquivo é um arquivo Executável (instalacobwin.exe) ou um arquivo ZIP (instalacobwin.zip).
  • Se for um arquivo executável basta executá-lo, realizando um duplo click sobre o arquivo instalacobwin.exe
  • OU Se for um arquivo ZIP, por favor use um software que descompacte arquivos ZIP´s (WinZip – Shareware em http://www.winzip.com ou FilZip – Freeware em http://www.filzip.com ou o próprio Windows XP no caso de estar configurado para usar arquivos ZIP´s) para abrir o arquivo instalacobwin.zip que contém o arquivo instalacobwin.exe que deve ser executado ou descompactado e executado.
  • Siga os passos solicitados no instalador.

Observações sobre a execução de instalações

Estamos usando o exemplo do COB para Windows, mas no caso o que muda é somente o nome do arquivo que será executado, rodado, aberto. Teremos em vez de instalacobwin.exe ou .zip , instalaadv6.exe, eleito.zip e etc, qualquer dúvida verifique o arquivo que foi baixado da internet ou a instalação do software no disco raiz do CD do produto

para cima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *