Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Nova Exigência de Receita – CPF para dependentes com mais de 8 anos

A necessidade de CPF para dependentes com mais de 8 anos é mais uma nova exigência criada pela Receita Federal para a declaração do IR2018,  antes a exigência era para maiores de 12 anos.

Na declaração da receita de imposto de renda para pessoa física deste ano, o IR2018, com base de 2017, o contribuinte terá que informar o CPF dos dependentes que completaram 8 anos até 31 de dezembro de 2017.

Você que é nosso cliente (Contador, Contabilista ou Contribuinte) que usa nosso softwares IR2018 e demais softwares auxiliares de declaração de imposto de renda deve avisar seus clientes sobre esta nova exigência.

O objetivo da Receita Federal é diminuir os casos de declarações retidas,  assim como riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios e a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Até 2014, o CPF era obrigatório para maiores de 18 anos. Em 2015,16 anos, e 2016,14 e no ano passado 12 anos.

Desde dezembro de 2015, os cartórios de registro civil já emitem o documento na certidão de nascimento.

Informações para tirar o CPF

O CPF pode ser obtido pela internet ou nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Os menores de 18 anos precisam de um documento de identidade e os maiores precisam também do título de eleitor. O valor para tirar o CPF pelo correio e Bancos é de R$ 7,00 e pela internet é gratuito.

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2019 Lib está disponível para download

A versão do IR2019 Lib de 01/05/2019 está permitindo a transmissão de dados para o programa da Receita, Incluindo o Ganho de Capital. (Atualizado em 01/05/2019). Estamos liberando a versão LIb do IR2019 Todas as atualizações estão contempladas nesta versão e ela não pede mais nenhum registro de software. A versão dos anos anteriores, assim [...]

Read More

Receita atualiza normas para declaração do IR 2018

Receita atualiza normas para declaração do IR A Receita Federal publicou uma instrução normativa atualizando normas para declaração do imposto de Renda da Pessoa Física. Segundo o Fisco, a alteração tem como objetivo “unificar a legislação sobre o imposto e orientar o contribuinte com relação à interpretação que vem sendo adotada” A instrução não mudou [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *