Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Nova Exigência de Receita – CPF para dependentes com mais de 8 anos

A necessidade de CPF para dependentes com mais de 8 anos é mais uma nova exigência criada pela Receita Federal para a declaração do IR2018,  antes a exigência era para maiores de 12 anos.

Na declaração da receita de imposto de renda para pessoa física deste ano, o IR2018, com base de 2017, o contribuinte terá que informar o CPF dos dependentes que completaram 8 anos até 31 de dezembro de 2017.

Você que é nosso cliente (Contador, Contabilista ou Contribuinte) que usa nosso softwares IR2018 e demais softwares auxiliares de declaração de imposto de renda deve avisar seus clientes sobre esta nova exigência.

O objetivo da Receita Federal é diminuir os casos de declarações retidas,  assim como riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios e a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Até 2014, o CPF era obrigatório para maiores de 18 anos. Em 2015,16 anos, e 2016,14 e no ano passado 12 anos.

Desde dezembro de 2015, os cartórios de registro civil já emitem o documento na certidão de nascimento.

Informações para tirar o CPF

O CPF pode ser obtido pela internet ou nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Os menores de 18 anos precisam de um documento de identidade e os maiores precisam também do título de eleitor. O valor para tirar o CPF pelo correio e Bancos é de R$ 7,00 e pela internet é gratuito.

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2021 está disponível a versão 2.02

O IR/AAR2021 já está disponível para download e você já pode importar os dados de 2020 e atualizar suas declarações. A versão completa já está disponível, podendo inclusive transferir as declarações para o programa da Receita. IR2021 atualizada para LCDPR Está disponível no site uma versão modificada no dia 10/05 destinada principalmente àqueles que usam [...]

Read More

Como gerar o recibo IR2021

Como obter o Número do Recibo. Após ter transmitido uma declaração para a Receita, entre novamente na declaração na tela da identificação F6 para que o programa possa buscar o número do recibo. É interessante também alterar na tela F11 o status da declaração para “declaração entregue”. Por padrão esse número é 8, mas esse [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo excedido. Por favor releia o CAPTCHA.