Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Avisos e recomendações de última hora IR2020

Quando chega o prazo da Declaração do IR2020 (30/06/2020) ,  queremos falar de alguns aviso e recomendações de última hora do programa e também sobre a última atualização.

Atualização não documentada afeta o AAR

Nesta quinta (11/06/2020)  colocamos uma versão nova sem mudar os dados da versão, que foi lançado no dia 05/06, o IRF2020 1.061, esta possui uma atualização que corrige o envio duplicado da lista de Bens do AAR (Anexo Rural). Então solicitamos a quem mandou declarações com AAR nos últimos dias, por favor, atualize a sua versão, e revise e reenvie as declarações do IR/AAR. Então se você ainda não atualizou, entre na página de atualização e ou download e reinstale o IR/AAR na sua máquina

Algumas dicas do funcionamento e algumas dúvidas comuns das últimas versões:  

Aviso de Backup

 A partir dessa última versão, a cada 3 dias, o programa avisará sobre a necessidade de fazer uma cópia de segurança. Recomendamos que faça, (mesmo que você tenha um backup automático no seu servidor), pois além de ser bem rápido é uma segurança importante nesses vinte dias finais do IR2020.

Função de Ajuda

Lembre-se que dentro da declaração existe um item Ajuda/Funções que mostra todos os comandos auxiliares. Veja a figura abaixo a lista.

Erro no envio para a Receita

 Eventualmente pode acontecer do programa não enviar os dados para o programa da receita por uma falha do Java. Se após isso ao acessar o programa da receita apresentar a seguinte mensagem:

A solução para isso basta ir ao menu principal no item mostrado abaixo.

Acontecendo novamente, é sinal que o Java está com algum problema. Desinstale todas as versões do Java e instale (reinstale) a última versão.

Erro ao preencher o Ganho de Capital gera problema de envio

Se ao enviar para a receita aparecer somente o CPF da pessoa, na maioria das vezes que isso ocorreu, foi o preenchimento errado do ganho de capital que tem mais de um adquirente. O preenchimento correto tem que ser obrigatoriamente o número do CPF e o nome separados por uma vírgula. Uma troca, por exemplo colocar nome, número do CPF ou não colocar as virgulas separando, ou ainda substituir a virgula por pontos ou dois pontos causará esse problema.

Deve ser assim: 111.111.111-11,Fulano da Silva,222.222.222-22, Cicrana da Silva, observe que não há necessidade de espaço entre o CPF e o início do nome e que no final também tem uma vírgula.

Impressão DARF

Recordarmos que existe a possibilidade de o IR2020 imprimir um DARF com qualquer código ou CPF/CNPJ e com a data de 2020. Por exemplo: Fazer um DARF de um ganho de capital recebido parcelado e a(s) parcela(s) recebida(s) em 2020. Calcule o valor no programa como estivesse recebido o valor em 2019. Então selecione para imprimir o DARF como mostra a figura abaixo:

Atenção: Quem desejar imprimir o DARF pré-impresso, a impressão tem que ser direta na impressora. A impressão do arquivo gerado pelo NÃO-DOS ou pela impressora PDF acontece uma mudança no espaçamento entre as linhas fazendo o DARF ficar errado.

Atualização direta no site

 Nota importante. Existe uma atualização no site, sem mudança de data ou versão, apenas para quem usa a Atividade Rural. Ela corrige o envio duplicado dos bens da atividade Rural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2021 está disponível a versão Lib e a versão Free do IR2022

O IR/AAR2022 já está disponível para download e você já pode importar os dados de 2021 e atualizar suas declarações. A versão completa já está disponível, podendo inclusive transferir as declarações para o programa da Receita. Versão Free IR2022 Informamos que está disponível a versão Free do IR2022. Essa versão é uma antecipação do programa [...]

Read More

Como gerar o recibo IR2021

Como obter o Número do Recibo. Após ter transmitido uma declaração para a Receita, entre novamente na declaração na tela da identificação F6 para que o programa possa buscar o número do recibo. É interessante também alterar na tela F11 o status da declaração para “declaração entregue”. Por padrão esse número é 8, mas esse [...]

Read More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo excedido. Por favor releia o CAPTCHA.