Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Avisos e recomendações de última hora IR2020

Quando chega o prazo da Declaração do IR2020 (30/06/2020) ,  queremos falar de alguns aviso e recomendações de última hora do programa e também sobre a última atualização.

Atualização não documentada afeta o AAR

Nesta quinta (11/06/2020)  colocamos uma versão nova sem mudar os dados da versão, que foi lançado no dia 05/06, o IRF2020 1.061, esta possui uma atualização que corrige o envio duplicado da lista de Bens do AAR (Anexo Rural). Então solicitamos a quem mandou declarações com AAR nos últimos dias, por favor, atualize a sua versão, e revise e reenvie as declarações do IR/AAR. Então se você ainda não atualizou, entre na página de atualização e ou download e reinstale o IR/AAR na sua máquina

Algumas dicas do funcionamento e algumas dúvidas comuns das últimas versões:  

Aviso de Backup

 A partir dessa última versão, a cada 3 dias, o programa avisará sobre a necessidade de fazer uma cópia de segurança. Recomendamos que faça, (mesmo que você tenha um backup automático no seu servidor), pois além de ser bem rápido é uma segurança importante nesses vinte dias finais do IR2020.

Função de Ajuda

Lembre-se que dentro da declaração existe um item Ajuda/Funções que mostra todos os comandos auxiliares. Veja a figura abaixo a lista.

Erro no envio para a Receita

 Eventualmente pode acontecer do programa não enviar os dados para o programa da receita por uma falha do Java. Se após isso ao acessar o programa da receita apresentar a seguinte mensagem:

A solução para isso basta ir ao menu principal no item mostrado abaixo.

Acontecendo novamente, é sinal que o Java está com algum problema. Desinstale todas as versões do Java e instale (reinstale) a última versão.

Erro ao preencher o Ganho de Capital gera problema de envio

Se ao enviar para a receita aparecer somente o CPF da pessoa, na maioria das vezes que isso ocorreu, foi o preenchimento errado do ganho de capital que tem mais de um adquirente. O preenchimento correto tem que ser obrigatoriamente o número do CPF e o nome separados por uma vírgula. Uma troca, por exemplo colocar nome, número do CPF ou não colocar as virgulas separando, ou ainda substituir a virgula por pontos ou dois pontos causará esse problema.

Deve ser assim: 111.111.111-11,Fulano da Silva,222.222.222-22, Cicrana da Silva, observe que não há necessidade de espaço entre o CPF e o início do nome e que no final também tem uma vírgula.

Impressão DARF

Recordarmos que existe a possibilidade de o IR2020 imprimir um DARF com qualquer código ou CPF/CNPJ e com a data de 2020. Por exemplo: Fazer um DARF de um ganho de capital recebido parcelado e a(s) parcela(s) recebida(s) em 2020. Calcule o valor no programa como estivesse recebido o valor em 2019. Então selecione para imprimir o DARF como mostra a figura abaixo:

Atenção: Quem desejar imprimir o DARF pré-impresso, a impressão tem que ser direta na impressora. A impressão do arquivo gerado pelo NÃO-DOS ou pela impressora PDF acontece uma mudança no espaçamento entre as linhas fazendo o DARF ficar errado.

Atualização direta no site

 Nota importante. Existe uma atualização no site, sem mudança de data ou versão, apenas para quem usa a Atividade Rural. Ela corrige o envio duplicado dos bens da atividade Rural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2021 está disponível a versão 2.00

O IR/AAR2021 já está disponível para download e você já pode importar os dados de 2020 e atualizar suas declarações. A versão completa já está disponível, podendo inclusive transferir as declarações para o programa da Receita. Está disponível no site a versão 2.00 que altera a data de vencimento da entrega da declaração para 31/05/2021. [...]

Read More

IR2021 com transferências mais simples e licenças Home Office grátis para os clientes

Estamos liberando hoje a versão 1.04 que apresenta um item muito importante para o trabalho Home Office, que é a transferência de dados entre locais diferentes de formas fáceis. Também vamos liberar licenças adicionais em mesmo número que as estações utilizadas no escritório para que sejam usadas versões locais do sistema e os dados sejam [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tempo excedido. Por favor releia o CAPTCHA.