Santos Araujo Informática é especializada em Softwares de Cobrança, Jurídicos, IR (Imposto de Renda) , Politicos, Condomínios.

Lançamentos e Atualizações do IR: IR2018 Lib de 10/05/2018 disponível para download e IR2019 Free até 22/12

Estamos liberando a versão Lib do IR2018/AAR2018 com a transmissão dos  dados para o programa da receita e sem senhas.

A versão do IR2019 Free de 02/05/2018 até 22/12/2018 também está disponível para download.

Com o IR2019 na versão Free você já poderá usar e preparar as informações para a declaração de ajuste de 2019. Pode calcular e imprimir DARF de ganhos de capital ou Carne Leão.

Atualize aqui ou baixe sua avaliação.

Para transmitir uma declaração para a Receita é importante observar:
1)    Embora o programa da receita aceite receber a transferência dos dados  do Help, mesmo estando aberto  é conveniente que o IRPF  esteja fechado   nesse momento por alguns motivos:

  • a)    Se for a primeira vez que uma declaração for enviada para o programa da  Receita e este estiver aberto, a declaração não vai aparecer na lista dos  contribuintes.
  • b)    Se estiver com uma declaração aberta na Receita e reenvia-la com  mudanças, os novos dados transmitidos não serão computados.
  • c)    Se ambos os programas, Help e Receita, estiverem gravando dados ao  mesmo tempo, pode ocorrer um travamento do programa da Receita e em  consequência a lista dos nomes dos contribuintes sumir, pois os  programas  estarão trabalhando no mesmo arquivo.

2)    O nosso programa de IR/AAR utiliza para a transmissão o mesmo endereço padrão usado pela  Receita. Caso sua instalação seja diferente, será necessário mudar o  endereço no Help no item:   Envia para receita/Local do programa da Receita

Mudanças feitas no programa:
1)    Para colocar as novas informações pedidas pela receita evitamos ao  máximo  encher a tela com muitas informações.  Para digitar os dados  pedidos vá ao campo código do bem e digite a tecla Enter.

Para cada tipo de código haverá uma tela onde deve ser preenchida com as  informações pedidas. Quando todos os campos estiverem preenchidos, na  coluna OK, ao lado do código será colocada a letra S(sim) e a tela de  preenchimento não aparecerá mais.  Se desejar rever os dados digitados  basta deixar o campo OK em branco ou com a letra N(não). Se o  preenchimento não estiver completo a letra colocada será P (parcial) ou  N(não) se nada for preenchido.  Códigos que não pedem preenchimento serão  automaticamente preenchidos com S(sim) ao teclar Enter.

O preenchimento das informações pedidas pode ser feito nas 3 opções de  telas da declaração de bens . Só na tela que aparece os bens e as dividas  tem a coluna OK.

2)    Foi criada a opção de imprimir a declaração de bens detalhada. É uma  maneira para facilitar o preenchimento. Envie essa folha aos seus  clientes. Eles preencherão os dados necessários usando os documentos  originais.

3)     Deve ser selecionado para a impressão

  • 1-⁠    O que imprimir – selecione:   IRenda modo Receita ou  IRenda modo Help
  • 2   -⁠ Tipo folha  -⁠   selecione Na folha avulsa
  • 3  -⁠  Qual Página -⁠  Selecione Bens e Dividas

Antes de iniciar a impressão será perguntado se deseja imprimir todos os  bens ou só determinados bens. Nesse momento poderá, por exemplo, pedir  para imprimir os  códigos de imóveis 1 até 19. Depois será pedido: Imprime  detalhes dos Bens ou modo normal. Selecionando Sim , será impresso alem da  descrição do bem todos os itens pedidos pela receita.

4)    A alíquota efetiva é novidade no IRPF2018. Nosso programa apresenta a  alíquota efetiva e no final dos cálculos mostra apenas uma linha para o  resultado do imposto:  A pagar ou a restituir

5)    Não entre em nenhuma declaração sem antes atender o aviso de  atualização da base de dados que é feita no item Declaração/Atualiza base  de dados. Não fazendo a atualização vai acontecer uma mensagem de erro.

6)    Recordando.

Para Importação dos dados do carnê Leão da receita, o arquivo usado pelo  Help é o mesmo que é usado para a importação do IRPF2018. Não é o arquivo  da cópia de segurança.

Para Importação do Ganho de Capital do CGAP da receita o ganho deve antes  ser importados no IRPF2018 e após isso  fazer uma copia de segurança. O  programa Help irá importar os dados inteiros dessa copia com o ganho  incluído ou apenas o Ganho de Capital dependendo da sua escolha. Após  importar deve-se entrar em cada ganho para que o Help refaça todos os  cálculos e coloque-os no balanço.

Dicas de Atualização

1)  Atualize sempre o programa no mesmo local. Preste bastante atenção quando ele for instalado em um endereço diferente do padrão.

2) Se já existe o programa instalado e o instalador não consegue instalar na rede, instale-o no c:\ir2018 e copie apenas o programa executável (IR2018.exe) para o local da rede.

Dicas Gerais

1) Se no programa da Receita uma declaração de espólio não estiver imprimindo, basta fazer no programa da receita uma cópia de segurança e em seguida recuperar, que a impressão acontecerá.

2) Procure conhecer os vários recursos oferecidos em Opções.

Por exemplo, em  Copiar parte da declaração pode-se transferir bens de uma declaração para outra, ganhos de capitais repetidos, fazer uma declaração da Atividade Rural e copiar para os  sócios ou ainda em uma declaração de espólio dividir os bens para os herdeiros, mesmo que eles não façam parte da sua lista de clientes.

Use nosso contato ou ligue 11 3090-6790 / 2996-1101
ou tels whatsapp para dúvidas 11 98046-8085 ou 11 98621-0018

Tudo Pronto para fazer suas declarações

Como noticiado anteriormente destacamos também que todas as versões à partir do último dia 28/02 já estão habilitadas a transferir os dados do programa do IR2017 para o programa da Receita, conforme artigo anterior. 

Atualize seu programa – Faça a Atualização do IR2018

Para ter sempre em dias com as últimas modificações do IR2018, mantenha sempre seu IR/AAR atualizado na última versão, atualize aqui.

Se você quiser um histórico completo das alterações 2018, 2017 e 2016 clique aqui.

 

Descrição da Atualização do IR2018

(todas as atualizações)

IR2018

Ir2018 – Versão Lib em 10/05/2018

Na leitura dos recibos busca o nro de retificadoras da declaração
e também os avisos contindos neles colocando nas observações.

Ir2018 – Versão Lib em 09/05/2018

Ajuste na impressão de Darfes

Ir2018 – Versão Lib em 27/04/2018

Versão liberada de senha.
Alguns pequenos ajustes e acerto nas datas do Darf.

 

 

 

Ir2018 versão 1.15

Melhorias nesta versão

1)Para evitar o backup compactado, que muitos clientes não estão conseguindo fazer, criamos nesta versão a opção de fazer a cópia de todas as pastas sem compactar. Para isso vá em: Backup/Fazer Cópia/Do Help/Todas as pastas. Indique um Drive que não poderá ser o mesmo onde estão os dados. Caso na lista das pastas tenha alguma indicando o mesmo drive, a cópia será interrompida, pois não se pode copiar sobre si mesmo.  A pasta deve ser retirada da lista.

NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER BACKUP. Acidentes podem acontecer  e perder os dados trabalhados . Será muito difícil recupera-los em tempo.

2) Pode-se lançar agora nos Rendimentos de Pessoa Física do titular,  no modo 2 (só totais) ,o valor da previdência e o programa irá separar o valor do dependente (quando houver).

3)Agora ao passar pela tela de notas e observações (F11) serão revisados  todos os preenchimentos nos bens.  Isso é especialmente útil após uma importação vindo do programa da receita 2018 evitando dessa maneira ter que entrar em todos os itens dos bens.

4) Resolvido o problema de algumas vezes não abrir a tela das pastas.

5) Alguns ajustes no balanço .

Ir2018 – Versão 1.15 em 20/04/2018

O backup preventivo que o programa avisa, passa a ser o Help todas as pastas.
Agora ele busca todas as pastas sem parar para mostrar as pastas copiadas
Ao buscar dados da receita (declarações ou recibo) existindo uma declaração
retificada somente ela será mostrada e não ela e a original .

Ir2018 – Versão 1.14 em 06/04/2018

Ajuste do Imposto pago no exterior em declarações simplificadas.
Campo para informar se houve venda nos últimos 5 anos no ganho de capital.
Retirado o preenchimento dos campos informativos de ações no exterior.
Acerto na importação de declarações pre-prenchidas da Receita (Rascunho).
Aviso nas observações quando existir a possibilidade de doação para a ECA.
Acerto no balanço na existência de declarações com ganho de capital com diferimento em anos anteriores
Incorporada novas cidades no cadastro da ECA.
Mudança na opção Exportar Arquivos. Os dados do arquivo criado é agora delimitado com vírgula.
Impressão de Darf dos dependentes em todas as opções possíveis.

Ir2018 – Versão 1.13 em 23/03/2018

Filtro na descrição do bem no Ganho de Capital

Ir2018 – Versão 1.12 em 20/03/2018

Foram feitos ajustes para evitar erros quando usando em rede com vários terminais trabalhando simultaneamente.
Em Opção/Transfere parte da declaração /Bens do Espólio transfere também os dados complementares dos bens.

Ir2018 – Versão 1.11 em 16/03/2018

Correção do erro ao usar o ALT B nos bancos quando se abre a tela para digitar a conta corrente ou lançar o CNPJ de uma aplicação (não acontece em todos as máquinas).

Ir2018 – Versão 1.11 em 15/03/2018

Ajustes no cadastro dos Bancos
Criado em Opções / Edita Banco 4 itens para acertos do cadastro.
Acertos na conversão dos dados trazidos do IRPF2017

Ir2018 – Versão 1.10 em 12/03/2018

Ajustes na impressão, passando agora a imprimir todos os itens complementares dos Bens
Na tela de preenchimento dos dados complementares ,a descrição completa do bem é mostrado em uma janela a parte.
Criação automática de um banco de dados dos CNPJ digitados.
Outro modo de preencher esse banco de dados é cadastrar em opções/Edita Bancos.
Criado a opção de exportação da declaração de bens de apenas um CPF, no formato TXT
Aviso na tela 11 dos itens incompletos na declaração de bens.

Ir2018 – versão 1.00b em 07/03/2018

Acerto no validador do Renavam
Agora pode-se ler os dados adicionais dos bens sem apagar a coluna OK
Colocada a coluna OK também nas outras telas dos Bens
Ganho de capital agora busca o endereço colocado nos Bens.
Colocado a data de aquisição (prenchimento opcional) nos bens móveis.

Ir2018 – versão 1.00a em 05/03/2018

Acerto no valor da empregada domestica

Ir2018 – versão 1.00 em 04/03/2018

– Liberação da transferência dos dados para a Receita.
– Vários ajustes para novos campos exigidos
– Para digitar os dados pedidos vá ao campo código do bem e digite a tecla Enter.
– opção de imprimir a declaração de bens detalhada
– Apresentação da alíquota efetiva.

IR2018 / AAR2018 – Versão 0.0 em 19/12/2017

Você pode começar a adiantar a sua declaração do IR2018 ainda hoje.

IR2018 / AAR2018 – Versão FREE em 18/05/2017 até 18/12/2017

Você pode começar a adiantar a sua declaração do IR2018 ainda hoje.

IR2017

Foi liberada no dia 29/04/2017 a versão final do IR2017, a versão 1.04 que ganhou o nome de Lib, pois agora não precisa mais de senhas. Nas descrições das atualizações há todas as últimas correções e melhorias acrescentadas ao IR2017.

As últimas atualizações podem trazer velocidade no processamento e cadastro do IR. Tanto na versão certificado como nos totais do que permite cadastrar valores de profissionais como mecânicos que podem ser sem o CPF do beneficiário.

Oswaldo Santos Araujo

Oswaldo dos Santos Araujo é diretor da Santos Araujo Informática e trabalha diretamente com o desenvolvimento de softwares desktop e on line. Analista de Sistemas formado pelo Mackenzie, entusiasta de tecnologia, gerenciamento do tempo

Related Posts

Receita atualiza normas para declaração do IR 2018

Receita atualiza normas para declaração do IR A Receita Federal publicou uma instrução normativa atualizando normas para declaração do imposto de Renda da Pessoa Física. Segundo o Fisco, a alteração tem como objetivo “unificar a legislação sobre o imposto e orientar o contribuinte com relação à interpretação que vem sendo adotada” A instrução não mudou [...]

Read More

Pegadinha do Imposto de Renda – Área do Imóvel

Pegadinha do Imposto de Renda é um assunto recorrente, e nosso objetivo é usar nossos conjuntos de programas do IR e ARR  para minimizar estes contratempos que podem dificultar a declaração ou mesmo nos mandar direto para a malha fina. Há algumas observações na forma de declarar imóveis neste ano e bens em geral, veja [...]

Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *